É INCORPORADA E RELACIONAL | mind

Incorporadaerelacional

Quando eu digo que a mente é incorporada, quero dizer que a regulagem do fluxo de energia e informação acontece, em parte, no corpo. Isso ocorre no lugar, em geral, em que imaginamos que nossa vida mental acontece, nos circuitos e sinapses do cérebro, dentro do crânio. Porém, ela também ocorre por todo o corpo, no sistema nervoso distribuído, que monitora e influencia o fluxo de energia e da informação através do coração e dos intestinos, moldando até mesmo a atividade do sistema imunológico.

 

Finalmente, a mente é um processo relacional. A energia e a informação fluem entre as pessoas e são monitoradas e modificadas nessa troca compartilhada. Isto está acontecendo agora mesmo entre eu e vocês, através da minha escrita e da sua leitura. Esses pacotes de informação – palavras sobre uma página ou faladas em voz alta – emergem de minha mente agora e entram na sua. Se estivéssemos juntos na mesma sala, poderíamos trocar todo tipo de sinais um com o outro, símbolos que compartilharíamos na forma de palavras ou no domínio não verbal do contato visual, da expressão facial, do tom de voz, da postura e dos gestos. Os relacionamentos são a forma como compartilhamos o fluxo de energia e informação, e é esse compartilhamento que molda, em parte, como o fluxo é regulado. Nossa mente é criada dentro de relacionamentos – incluindo o nosso relacionamento conoscos mesmos.

Oferecer essa definição fundamental de um aspecto central da mente como “um processo que regula o fluxo de energia e informação” foi um ponto de partida importante para explorar outras dimensões da nossa mente incorporada e relacional e o que significa ser humano.

Gra Lemes 
Campanha-MG